segunda-feira, 23 de março de 2009

Primeiros passos

Segue abaixo os primeiros passos para iniciar o desenvolvimento para o iPhone:

1º) Mac Os X Leopard.
Não tem outro jeito, para desenvolver para o iPhone precisa-se de um Mac. A versão atual do iPhone SDK exige a versão 10.5.5 ou superior. Você pode optar por comprar um Macintosh ou instalar em um PC normal as versões "hackeadas" do Mac Os X (os chamados "Hackintosh"), mas saiba que vai dar trabalho e pode ser que determinados itens de hardware da sua máquina não funcionem ou não funcionem a contento.

2º) Registrar-se como desenvolvedor no "iPhone Developer Center".
Para poder ter acesso aos materiais que a Apple disponibiliza e, principalmente, ao iPhone SDK, é necessário registrar-se. É gratuito e é feito no site http://developer.apple.com/iphone/.

3º) Baixar o iPhone SDK.
O iPhone Software Developer Kit (SDK) é uma espécie de plugin para o Xcode com as bibliotecas, ferramentas e emulador para desenvolvimento para o iPhone. o Xcode é a ferramenta de desenvolvimento de aplicações da Apple e vem com a distribuição do Mac Os X.

A partir destes passos iniciais é possível fazer as primeiras aplicações para o iPhone e testá-las no iPhone Emulator. Caso deseje testar diretamente no iPhone é necessário mais um passo:

4º) Registrar-se no "iPhone Developer Program".
Para isto é necessário comprar a "licença" de desenvolvedor para iPhone. A standard custa US$99,00 é individual, ou seja para apenas um desenvolvedor. A Enterprise custa US$ 299,00 e é para empresas e permite criar até 500 licenças para sua equipe. É claro que existe um forma de driblar isto. Veja na sequencia do Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário